segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Renúncia do Papa


Renúncia do Papa

Fausto Jaime

Confesso que gostaria muito de conhecer a opinião de Hans Küng a respeito da renúncia do Cardeal Joseph Ratzinger ao papado.  Küng quando professor de teologia na Universidade Eberhard Karls em Tübingen, Alemanha, foi colega de magistério de Joseph Ratzinger, o atual papa. Küng defende o fim da obrigatoriedade do celibato clerical e maior participação laica e feminina na Igreja Católica. Segundo sua interpretação, seria um retorno da teologia baseada na mensagem da Bíblia.
Penso que é hora da Igreja Católica repensar muitos dos seus dogmas. Um deles seria a possibilidade de ordenação de mulheres. Outro dogma em discussão é o da infalibilidade papal. No livro Infallible? An Inquiry ("Infalibilidade? Um inquérito"), Küng iniciou uma reflexão rejeitando o dogma da Infalibilidade Papal. Certamente, esta renúncia colocará este tema na pauta de discussão.
Em seu livro “Um ética global para a política e a economia mundiais”, Küng faz uma crítica radical do mundo atual. Ele mostra a necessidade de uma orientação ética básica com vistas a um mundo mais pacífico, mais humano e mais justo. Toda esta pauta de discussão proposta por Küng é de grande atualidade.
Em abril de 2010, Küng publicou em vários jornais uma carta aberta a todos os bispos católicos. Na carta, ele criticou o comportamento do Papa Bento XVI em questões litúrgicas e no comportamento inter-religioso e também os escândalos de abuso sexual em que membros da Igreja Católica são envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário